Sábado, 19 de Abril de 2008
No próximo dia 24 de Abril de 2008 a Assembleia de Freguesia de Valverde por proposta da Junta de Freguesia vai estabelecer os símbolos heráldicos da freguesia, nos termos do disposto na al.q) do nº2 do artº 17º da Lei nº169/99 de 18 de Setembro.
Devo esclarecer que mais do que um parecer trata-se de uma imposição legal da qual não há alternativa.
A proposta apresentada à Comissão de Heráldica era um pouco diferente,essencialmente no referente às cores.Estes vão ser os nossos símbolos e por eles nos vamos reger.
Parecer da Associação dos Arqueólogos Portugueses – Comissão de Heráldica *
PARECER
Brasão : escudo de prata ,uma oliveira arrancada, de verde e frutada de negro;em campanha ,um vale de verde movente dos flancos e de pé três tiras ondadas de prata e azul.
Coroa mural de prata de três torres.
Listel branco, com a legenda a negro :VALVERDE-FUNDÃO.
BANDEIRA vermelha .Cordão e borlas de prata vermelho.Haste e lança de ouro.
Parecer emitido nos termos da Lei nº 53/91 de 7 de Agosto,em 18 de Dezembro de 2007.
DESCRIÇÃO DE SIMBOLOGIA
As maçãs representam a agricultura ,especialmente a fruticultura da melhor qualidade e do valor das terras.
A oliveira representa a produção de azeite de qualidade,a árvore que circunda a freguesia, bem como a sua antiguidade.
Vale com duas elevações que são os dois locais habitacionais da freguesia ,Valverde e Carvalhal,bem como a representação apropriada para o nome da freguesia.
As burelas ondadas representam as duas ribeiras da freguesia : a Meimoa, limite da freguesia, e a Ribeira da Pouca Farinha ligada ao lugar onde historicamente Valverde tece a sua origem.
* Informação cedida pela Junta de Freguesia.