Segunda-feira, 6 de Abril de 2009

Dia histórico

 

 

Foi um dia histórico o que se viveu no sábado,dia 4,na freguesia de Valverde.Este 1º dia de celebração do Dia da Freguesia marcará,na minha modesta opinião,para sempre a História desta nossa terra.Logo de manhã acordámos com o som sempre agradável da Banda Filarmónica de Silvares e pelo espectacular som da novíssima Charanga dos Escuteiros de Valverde que com a sua batida forte marcaram o ritmo para um dia totalmente diferente.

Feitas as inaugurações das diversas obras executadas no último ano pela Junta de Freguesia  com a presença do Sr Presidente da Câmara do Fundão e alguns Srs Vereadores,que foram desde um Parque Infantil até vários quilómetros de alcatroamento ou ao saneamento básico da Grade de Ouro e da Lavajola.Foi na Grade de Ouro que apareceu a primeira manifestação de que o dia era diferente.Foi bom de ver como o pessoal daquela zona recebeu a comitiva que,pasme-se,se deslocava no  autocarro municipal : uma mesa cheia de acepipes confeccionados pelos locais.

Com pouco atraso começou a cerimónia oficial no palco do Arraial do Carvalhal.Abriu a cerimónia o Sr Presidente da Assembleia de Freguesia de Valverde; Dr José Soares,que historiou sobre a data e memória da evocação da partilha do Carvalhal do Povo. O Pároco da Freguesia,Padre Américo,benzeu a nova Bandeira ,que de seguida foi explicada aos presentes. Com a leitura das deliberações unânimes da Assembleia de Freguesia procedeu-se às várias condecorações de Valverdenses   e das diversas Instituições da nossa terra (dedicarei dentro de dias especial comentário a esta cerimónia).Cumpre-me assinalar ,para já, os méritos dos jovens agraciados.

Usou da palavra  o Sr Presidente da Câmara que no seu discurso foi capaz de reconhecer as capacidades invulgares dos Valverdenses,o valor do seu labor e,note-se, disse “ser esta a melhor freguesia do concelho a seguir à cidade “  .Encerrou a sessão o Sr Presidente da Junta,Francisco Oliveira,que historiou o processo da criação dos símbolos heráldicos, referiu os méritos dos agraciados, falou das obras cumpridas e do futuro da nossa freguesia.

Foi servido um saboroso almoço para todos os que se juntaram às cerimónias, e foram muitos,que conviveram com jovialidade e alegria na companhia dos conterrâneos.Durante a tarde os mais jovens divertiram-se nos insufláveis montados no Arraial  e os outros entregaram-se a diversas actividades ou ao convívio.

A noite foi destinada à tradição e à música .Actuou o Rancho de Valverde com o agrado geral e satisfação de todos.Ribombaram de seguida as pancadas fortes e ritmadas da Charanga .No palco cantou-se o fado interpretado por duas jovens Valverdenses.O ponto mais alto da noite deu-se quando no palco se apresentaram  nove músicos ,todos de Valverde,que deram um autêntico espectáculo musical  que entusiasmou toda a gente.É preciso ter muito talento para se fazer um espectáculo como aquele que nos foi oferecido ! E,todos de Valverde ? Alguém me perguntava.Pois,todos de Valverde,respondi e ouvi : Ah! Claro está, terra assim com estas gentes e esta Juventude não pode morrer.

Parabéns aos músicos,agradecimento pela sua disponibilidade,e um especial abraço ao Luís coordenador do projecto musical.

Uma chamada especial para as muitas pessoas que de forma discreta tanto trabalharam. sendo que foi por causa do seu labor  que tudo correu pelo melhor.Saliente-se o trabalho feminino na preparação e serviço do saboroso almoço;parabéns.

Apetece-me dizer que quando queremos fazemos coisas memoráveis.

 

publicado por valverdinho às 18:21
link do post | favorito
|
13 comentários:
De Indignado a 9 de Abril de 2009 às 03:21
Pois é isto e tudo muito bonito mas egundo consta a sede fa freguesia é em valverde...Porque será que nao foi feita a festa cá? Sinceramente palavras para que...eu como um sovietico indigando que sou resei para que esse dia corre-se mal...para abrirem a pestana...pena o Bin Laden nao se lembrar desta terriola...Cumps Indignado


De fabio a 12 de Abril de 2009 às 01:32
olha amigo e so para dizer que nao e charanga dos escuteiros mas sim fanfarra corrije esse erro amigo obrigado


De Valverdense a 13 de Abril de 2009 às 14:53
Quem foram os agraciados e já agora porque foram eles agraciados?
Mereceram?
E quem os escolheu?


De Indignado a 14 de Abril de 2009 às 12:13
Algums palhaços que tema amania que são bons mas que no final de contas nao fizeram nada de jeito..eu aposto...o gajo que faz este blog não tem respostas para nós caro amigo.


De Raquel a 14 de Abril de 2009 às 13:59
Caro Indignado, eu estive na cerimónia em representação do meu pai, que foi um Homem que sempre trabalhou de alma e coração para o bem desta aldeia, e que se havia coisa que ele não tinha era mania. Quanto aos outros agraciados todos eles de uma forma ou outra já trouxeram/deram mais valias a esta aldeia e alguns levaram o seu nome bem longe.
Caro Indignado, o meu pai ensinou-me que em vez de estar-mos sempre a dizer mal de tudo, devemos trabalhar para melhorar aquilo que a nosso ver não está tão correcto. Que podemos, aliás devemos, criticar mas de forma construtiva, porque se ninguém fizer nada (seja bem ou mal feito) aí sim é que não vamos a lado nenhum.
Com os melhores cumprimentos
Raquel Rondão


De Indignado a 15 de Abril de 2009 às 01:41
O seu pai é pelo psu apelido penso que o Sr. António Rondão certo? Se é ele sim fez muito por esta aldeia e tenhu ma imensa pena por nao estar já no meio de nós, ele e os outros dois "chefes" na junta fizeram muito pla nossa aldeia...mas e o resto porque foram agraciados pode fazer - me uma lista?


De pascal207 a 15 de Abril de 2009 às 18:05
Julgo ser muito triste ver certo tipo de afirmações. É com imensa pena que vejo pessoas de Valverde sempre na zizania . É normal, numa terra pequena, serem quase sempre os mesmos a aparecerem, pois os demais não querem nada com o trabalho em prol da sua terra, vivem do encosto e depois falam mal. Deve-se agir quando se julga que algo vai mal e não falar por falar, o que em Valverde se torna numa tradição com muitas décadas e passa de geração para geração. Se só alguns é que tentam fazer algum trabalho é natural que nem tudo esteja correcto. Mas se esses alguns tivessem mais cabeças do seu lado, mais pessoas empenhadas, talvez o desenvolvimento da aldeia estivesse noutro patamar. O que julgo de mau gosto é o falatório que se faz em redor de acontecimentos e nada abonam em favor do nosso povo. Só ficámos a perde, naturalmente, e a nossa imagem enquanto pessoas empreendedoras e com iniciativa terá sempre pouco destaque a nível concelhio, o que é lamentável.
Afinal o que é feito da tal denominada "União", que em tempos, já remotos, foi a característica desta aldeia? É com muita pena que pessoas oriundas da aldeia estejam a ter papéis de destaque noutras localidades, porque aqui não dá. Tenta-se fazer algo, aparecem logo por trás a mal dizer e a desfazer. Existem pessoas competentes, mas já não estão cá. Porquê? Porque o nosso concelho, à imagem da aldeia não merece mais do que poucas iniciativas devido a mentalidades medíocres. Vejam as notícias, a televisão, de vez em quando aparecem pessoas de cá mas com um senão ..." natural do Fundão...". Não , não somos natural do Fundão, mas sim de Valverde! Onde fica Valverde? Perto do Fundão, a terra da cereja, perto da Serra da Estrela. É pena ser assim, mas é a vida. Não é por ter vergonha, pelo contrário, temos orgulho da nossa aldeia, mas infelizmente é o que se vê e isso vai desgastando.
Não também não somos seres iluminados nem superiores, só que as nossas ideias por cá não passam, não as deixam pegar.
É de louvar todos aqueles que tentam divulgar Valverde, este blog, o de Valverdecity , mas depois lá vem a má imagem que arrasta tudo com um sorriso nos lábios, porque a mediocridade acabou novamente por prevalecer.
desculpem o desabafo, mas é o que sinto.


De Feiticeira a 16 de Abril de 2009 às 22:50
Parabéns a todos e a todas pela festa. Adorei!


De ... a 17 de Abril de 2009 às 03:07
Uma bomba que lá caísse


De Feiticeira a 18 de Abril de 2009 às 10:31
Desculpa a sinceridade, mas se eu não te conhecesse e só lesse isto dito assim até pareceria inveja, não?


De Anónimo a 17 de Abril de 2009 às 12:15
Achei a festa um espectáculo.E espero que ano se volte a realizar ainda melhor.Mas com comcordo com um comentário que aqui fizeram.porque não em valverde?.E como bom sovietico não vou deitar mas deijar uma sugestão.Porque não fazem a festa no largo a trás da paragem do autocarro, o largo ads almas?


De Feiticeira a 18 de Abril de 2009 às 10:45
Se me é permitido, concordo com a mudança do local, não pela concentração de todas as acções na sede, mas antes pela descentralização por toda a freguesia. Ou seja, de acordo com as características de cada actividade, optar pela localidade que oferece melhores condições, mas sem acumulação, isto é, sem repetir locais antes de ter proporcionado a todas pelo menos uma realização. Parece-vos bem? É apenas uma sugestão.


De AIR a 19 de Abril de 2009 às 23:22
Caro indignado, podia ter resposta a todas as suas perguntas se tivesse assistido à cerimónia de entrega das condecorações, assim poderia fazer acusações com algum fundamento. Mas claro que é sempre mais fácil ficar pelas politiquices de café…


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
16
17
18
19
20

21
23
24
25
26
27

28
29
30
31


.posts recentes

. Trocar por miúdos

. Até as cegonhas,Senhor !

. pensar em alternativas

. os presentes dos passeios

. desenganos

. santoro

. Tenham vergonha !

. proposta de passeio

. Correção de data

. 40 anos de Eleições Autá...

.arquivos

. Maio 2017

. Março 2017

. Janeiro 2017

. Dezembro 2016

. Outubro 2016

. Maio 2016

. Abril 2016

. Março 2016

. Fevereiro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Novembro 2015

. Setembro 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Novembro 2012

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds